segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma só Alemanha

  Hoje é comemorado os vinte anos da queda do muro de Berlim. Este muro que por muitos anos exemplificou o choque entre as ideologias capitalista e comunista. Para entender o muro, temos que fazer uma pequena volta ao passado.


  Em 1848 foi publicado o “Manifesto do partido comunista”, por Karl Marx e Friedrich Engels, que eram filósofos. Marx também era historiador, sociólogo e economista.Para chegar à ideia do socialismo utópico, ou socialismo Marxista, os dois estudaram profundamente o capitalismo e para curar “os defeitos” deste a ideologia foi criada.

  A União Soviética, foi o promeiro país que revolucionou seu sistema e impos o socialismo em seu território.Como esse país era uma potência geopoliticamente falando, criou-se uma grande rivalidade Estados Unidos-URSS, reprensentando o embate Capitalismo-Socialismo.

  Voltando ao muro de Berlim, Graças aos governos de extrema direita e de ideias muito imperialistas de Japão ,Itália e Alemanha iniciou-se a famigerada segunda guerra mundial, como já é conhecido houve a vitória dos Aliados(Reino Unido, França,URSS e EUA), com isso estes países dividiram o grande derrotado, ou seja, a Alemanha em territórios de influência desses países sendo que na parte soviética foi imposto o comunismo e nas outras três partes o capitalismo, mas como Belim ficou totalmente no “lado” soviético e esta era a maior e mais importante cidade da Alemanha, foi dividida em 4 partes também, assim como o país inteiro.

  Dentro de Berlim, ateriormente ao muro, havia uma grande migração de população entre os lados berlinenses.Para que não houvesse um declínio indescritível de população no lado socialista, as autoridades deste construíram em uma madrugada de 1961 o muro, que bloquiava ligações entre as partes capitalistas e a parte socialista.

  Este muro ficou em pé até 1989, quando a própria população alemã derrubou o muro,em um ato de união, com suas próprias ferramentas e maõs. Essa queda do muro foi o símbolo do fim da ideologia socialista, ou seja, o fim da Guerra Fria.Com o fim dessse impasse foi iniciada a reunião da Alemanha em uma só Alemanha para formar a grande nação alemã que conhecemos hoje.

  A comemoração feita hoje, foi uma grande metáfora em que grandes blocos(pintados pela prõpria população alemã) foram derrubados causando um efeito dominó.Os dois lados do grande “dominó” foram derrubados por Lech Walesa(ex-presidente polonês, sindicalista e símbolo do fim da guerra fria) e o outro lado por José Manuel Barroso, presidente da comissão européia.Todo este ato teve como trilha sonora o música “We are one” do DJ alemão Paul van Dyk, e tudo isto formou uma grande confraternização para vangloriar a união e paz.