segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma só Alemanha

  Hoje é comemorado os vinte anos da queda do muro de Berlim. Este muro que por muitos anos exemplificou o choque entre as ideologias capitalista e comunista. Para entender o muro, temos que fazer uma pequena volta ao passado.


  Em 1848 foi publicado o “Manifesto do partido comunista”, por Karl Marx e Friedrich Engels, que eram filósofos. Marx também era historiador, sociólogo e economista.Para chegar à ideia do socialismo utópico, ou socialismo Marxista, os dois estudaram profundamente o capitalismo e para curar “os defeitos” deste a ideologia foi criada.

  A União Soviética, foi o promeiro país que revolucionou seu sistema e impos o socialismo em seu território.Como esse país era uma potência geopoliticamente falando, criou-se uma grande rivalidade Estados Unidos-URSS, reprensentando o embate Capitalismo-Socialismo.

  Voltando ao muro de Berlim, Graças aos governos de extrema direita e de ideias muito imperialistas de Japão ,Itália e Alemanha iniciou-se a famigerada segunda guerra mundial, como já é conhecido houve a vitória dos Aliados(Reino Unido, França,URSS e EUA), com isso estes países dividiram o grande derrotado, ou seja, a Alemanha em territórios de influência desses países sendo que na parte soviética foi imposto o comunismo e nas outras três partes o capitalismo, mas como Belim ficou totalmente no “lado” soviético e esta era a maior e mais importante cidade da Alemanha, foi dividida em 4 partes também, assim como o país inteiro.

  Dentro de Berlim, ateriormente ao muro, havia uma grande migração de população entre os lados berlinenses.Para que não houvesse um declínio indescritível de população no lado socialista, as autoridades deste construíram em uma madrugada de 1961 o muro, que bloquiava ligações entre as partes capitalistas e a parte socialista.

  Este muro ficou em pé até 1989, quando a própria população alemã derrubou o muro,em um ato de união, com suas próprias ferramentas e maõs. Essa queda do muro foi o símbolo do fim da ideologia socialista, ou seja, o fim da Guerra Fria.Com o fim dessse impasse foi iniciada a reunião da Alemanha em uma só Alemanha para formar a grande nação alemã que conhecemos hoje.

  A comemoração feita hoje, foi uma grande metáfora em que grandes blocos(pintados pela prõpria população alemã) foram derrubados causando um efeito dominó.Os dois lados do grande “dominó” foram derrubados por Lech Walesa(ex-presidente polonês, sindicalista e símbolo do fim da guerra fria) e o outro lado por José Manuel Barroso, presidente da comissão européia.Todo este ato teve como trilha sonora o música “We are one” do DJ alemão Paul van Dyk, e tudo isto formou uma grande confraternização para vangloriar a união e paz.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Esperaremos quanto tempo?

Eu gostaria sinceramente de saber o porquê de no Brasil haver tantos problemas(como acidentes)com aviões. É realmente uma duvida que eu tenho.
Um possível motivo para isso, dizem os especialistas, é a falta de radares para aviões, mas esse problema é algo que é facilmente resolvivel, pois nosso país tem verbas para cessar com esse problema comprando o número de radares necessários.
Quantos mais acidentes terão que acontecer para que alguma providência seja tomada?
Esperamos e nada é feito, pois desde 2005 os números de acidentes aéreos no Brasil só crescem vertiginosamente e o número de mortos só aumentam.
Vamos esperar mais quantas vidas serem pedidas?
Tenho que lembrar que o acidente ocorrido em 2006 com um avião da companhia aérea Gol em que por uma falta de um radar não foi avisado aos pilotos a proximidade de outro avião mais de pequeno porte, isto resultou na morte de 154 pessoas, aliás, ninguém foi punido e foi comprovado que foi uma falha humana dos pilotos do outro avião que causou o terrível acidente.
Teremos que esperar a Copa do Mundo de 2014 ou as olimpíadas de 2016 no Rio para isto seja resolvido?
Espero profundamente que não, pois falta muito tempo para estes eventos acontecerem e os problemas com radares deve ser algo resolvido urgentemente, para que nenhuma outra vida seja perdida em vão por um problema que é simplesmente resolvível.
Esse texto foi motivado pelo desaparecimento do avião da FAB(força aérea brasileira) em um voo da cidade de Cruzeiro do Sul no estado do Acre para a cidade de Tabatinga no estado de Amazonas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crise hondurenha


   Nesta semana se agravou em Honduras, um país da América Central, uma crise política que já durava algum tempo. Esta crise se agravou, pois o presidente que fora deposto pelos militares, Manuel Zelaya foi abrigado pela embaixada brasileira em Honduras (segundo ele com autorização do presidente Lula), mas este não consegue sair da embaixada, pois os militares ameaçam-no e não dão espaço para negociações.


   Essa ação da embaixada brasileira, autorizada ou não pelo governo, foi algo extremamente desnecessário, pois põe o Brasil em uma crise diplomática que não trará nada de positivo ao país.


   Isto apenas demonstra o anseio brasileiro de tornar-se uma área de influencia nas Américas passando por cima de todas as tentativas de negociações.

   Sabendo dessa situação do presidente de sue país muitos cidadãos hondurenhos estão rebelando-se e protestando-se contra o governo, sendo que hoje aconteceu a primeira morte nesta crise.

   Espero como habitante do Brasil que essa crise não se aprofunde nem tenha conseqüências piores para ambos os países e que isto possa ser resolvido sem necessidade de um conflito.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Aniversário da Independência?

   Hoje, 7 de Setembro de 2009 a proclamação da independência brasileira completa 187 anos, esta foi uma conseqüência de outros vários movimentos como esse pelo mundo por exemplo: a revolução francesa, a independência dos estados Unidos da América(1776- declarada e em 1791 ratificada), independência do Chile(1810-declarada, 1818 a decisiva vitória sobre a Espanha),Independência da Argentina(declarada em 1816),Independência da Bolívia(declarada em 1809 e ratificada em 1825), Independência do Paraguai(1811) e de algumas outras regiões que hoje formam a Colômbia e a Venezuela.
   Da época da Independência até hoje o Brasil passou por várias diferentes épocas: Monarquia, Oligarquia (República Velha), ditaduras de Vargas e Militar, Democracia, entre outros. Estamos obviamente na época democrática brasileira. O povo tem o poder de escolher seus representantes há apenas 20 anos e até hoje ainda vota naqueles nomes já conhecidos, mesmos aqueles já comprovadamente corruptos e desonestos.


   Então até hoje ainda somos dependentes daqueles que julgamos serem nossos representantes, pois vemo-los fazendo vários atos inconstitucionais e não serem punidos pro isto.

   Quanto tempo será que iremos esperar para conseguirmos nossa verdadeira independência dos que apenas prejudicam a nossa querida nação