quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Indústria cultural do século XXI

   Minha redação para a aula de sociologia sobre Adorno e seu pensamento sobre Indústria e cultura de Massa.
   A indústria cultural é algo que é pensado para nós, a massa, consumirmos-la independente da qualidade positiva ou negativa do “produto” que está sendo exposto. Por isto, esta é capaz de: moldar pensamentos, criar fenômenos de vendas, criar tendências na massa, entre outros.
   No novo milênio esta indústria cultural utiliza-se dos novos meios de comunicação como a internet. Com este novo e rápido meio de comunicação os seus produtos conseguem tem uma amplitude mundial ao invés de regional como anteriormente era e com isto a Manufatura não-material consegue lucrar cada vez mais e criar novos produtos em escala crescente para consequentemente lucrar mais.
   Devido ao amplo poder de utilizar os meios de comunicação, mesmos os novos ou os meios já usuais, esta manipula-nos sem nós, a massa, aperceber-nos, com isso a Indústria de massa impõe a nós seus produtos mesmo que estes não nos agradem inteiramente, que tenham boas qualidades quase pífias e não nos agradem.
   A indústria de massa acaba banalizando a cultura por fazer muitos produtos e joga-os no mercado inconsequentemente sem calcular possíveis prejuízos para a sociedade em conseqüência do alto fluxo de informações e de manipulações indiretas contidos nas mercadorias desta manufatura não-materal, por isto acaba com banalização da massa de qualquer forma de manifestação cultural seja ela produzida propositalmente para produzir lucros ou criada espontaneamente pela massa, ou seja, cultura de massa.
   Concluindo, a indústria cultural tem o poder de se adaptar a qualquer meio de comunicação seja ele dos mais modernos ou aquele que já conhecemos a mais de 100 anos como o rádio. Essa flexibilidade garante o principal objetivo dessa entidade, gerar lucros sem se importar com a massa e qualquer manifestação vinda desta.

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